O que é o Caminho?
quinta-feira, 31 de julho de 2008
Postado por Unknown
O Caminho é mais que um lugar ou um clube de iluminados. Trata-se de um movimento de subversão do Reino de Deus na Terra. Por esta razão, "o Caminho" é feito de gente chamada a assumir seu papel de sal que se dissolve e some para poder salgar; de fermento que se imiscui na massa e desaparece a fim de subverter; de pequena semente que se torna grande e generosa árvore que a todos acolhe; de Casa do Pai para os filhos Pródigos e também para os Irmãos Mais Velhos que se alegrarem com a Graça do perdão; e um ambiente espiritual no qual até o "administrador infiel" possa se consertar, e, assim, tentar fazer o melhor do que restou.
No Caminho todos são irmãos, e ninguém é juiz do outro. Assim, ajudam-se, mas não se esmagam uns aos outros, posto que no Caminho todos caem e levantam, todos se enfraquecem, mas não desanimam, todos são humanos, e, com humanidade são tratados, conforme o Dogma do Amor.
Desse modo, "os do Caminho" andam no mundo, no chão da terra, em meio à sociedade humana; e isto sem fazer propaganda religiosa, mas, antes e sobretudo, "sendo" povo de Deus entre os homens vivendo mediante a "fé que atua pelo amor".
Jesus nunca quis fundar uma religião. Nada foi mais danoso para a genuína fé do que terem-na feito tornar-se uma religião, entre as demais.
Seguir Jesus é aceitar um modo de ser, é assumir como vida as Suas palavras, e é dar testemunho do Evangelho não como uma "estratégia de evangelização", mas sim como a natural vocação da Vida em Cristo.
O "Caminho da Graça" é a simples busca de viver o Evangelho com tal consciência entre os homens. Nada mais e nada menos do que isto!
Portanto, se o que você aqui ler for algo que receba o testemunho interior do Espírito Santo como sendo verdade conforme o espírito do Evangelho, então, una-se àqueles que desejam apenas andar conforme o chamado original dos "do Caminho", conforme o livro de Atos.
Caio
13 de janeiro de 2009 às 10:21
Estava aqui visitando o blog, e curiosa, resolvi ler o texto: O que é o caminho?
Li o texto por diversas vezes, para ter certeza de que não estava equivocada a respeito de uma palavra inserida que é: SUBVERSÃO que segundo o dicionário Michaelis significa:Revolver de baixo para cima; arruinar, derribar, desordenar, perturbar, transtornar: "...tempestade medonha, que parecia subverter a terra" (Ramalho Ortigão, ap Morais). vpr 2 Sofrer destruição; arruinar-se: Sodoma e Gomorra subverteram-se.
E tem como sinônimo a palavra desordenar.
Deste modo, o texto passa uma impressão equívocada de sua real intenção.
Então penso que talvez a intenção fosse o de dizer,por exemplo, na frase:"Trata-se de um movimento de subversão do Reino de Deus na Terra." dizer algo como "promover" o Reino de Deus na Terra, então acredito que neste caso a palavra seria talvez: "sub-versão"...como referindo-se a aplicação de uma nova versão, mas gramática da língua não permite
Já que o contrário de subverter (desordenar, arruinar) é ordenar e promover, por que não removermos este "ruido" de comunicação textual, e evitar que as pessoas que os visitam leiam todo o texto, sem desistir no primeiro parágrafo?
Espero ter colaborado na missão de fazer com que este canal seja um meio de edificação.
Que Deus abençoe e um forte abraço,
Daniela